The Last Guardian


"Nossa extraordinária jornada"

The Last Guardian é o terceiro jogo da Team Ico, lançado para PS4 no dia 6 de dezembro de 2016. O jogo é um sucessor espiritual de Ico e Shadow of the Colossus, misturando certos conceitos dos dois jogos.

História


O jogo conta a história de um garoto que acorda em uma misteriosa caverna, ao lado de uma fera gigante acorrentada. Ele não sabe como foi parar ali e possui estranhas marcas no corpo. A história é narrada pelo próprio garoto, mas ele não revela seu nome. Já a fera é de uma espécie conhecida como "trico" e esse é o nome que o garoto usa para chamá-la.

Apesar do perigo, ele alimenta e liberta a fera, que se mostra amigável, então juntos eles passam a tentar escapar daquele local.


O local em que eles estão presos é conhecido como "O Ninho", e faz parte de lendas que o garoto já ouviu falar. Só é possível escapar dele pelos ares - pois uma enorme montanha cerca a cidade -, mas as asas de Trico estão machucadas e ele não consegue voar.

Essa cidade está em ruínas e não é habitada por humanos há muito tempo, mas logo Trico e o garoto encontram habitantes hostis: armaduras, que ganham vida através de uma energia sombria dentro delas, e outro trico.

Vencer as armaduras sem a ajuda de Trico é quase impossível, portanto o garoto precisa evitá-las e trazer Trico para a luta o mais rápido possível. O outro trico é ainda mais perigoso e o próprio Trico tem dificuldade em lutar contra ele. Mas juntos eles conseguem vencer esses inimigos.


Em alguns momentos flashbacks mostram como o garoto chegou ali. Ele vivia em uma aldeia comum longe do Ninho, mas Trico invadiu o local e o raptou. Chegando ao Ninho, ele foi atingido por um raio e caiu para as profundezas do vale. As armaduras recolhem seu corpo inconsciente e o deixam acorrentado na caverna.

Dias depois Trico regurgita o garoto, ainda vivo e com as estranhas tatuagens no corpo. Ao ser liberto pelo garoto, Trico está agindo de forma muito mais amigável, em contraste ao comportamento hostil de quando atacou a vila.


Com as asas se recuperando, Trico e o garoto invadem a torre mais alta do vale, para escaparem voando do seu topo. Lá o garoto encontra o ser que controla o vale, os tricos e as armaduras: uma esfera conhecida como Master of the Valley.

Esse ser parece invencível, então o garoto apenas o evita enquanto chega ao topo da torre. Mas antes de escapar o Master of the Valley chama um grupo de tricos para atacá-los. Eles não têm chance contra esse grupo, mas o garoto consegue encontrar uma forma de derrotar o Master of the Valley, libertando os tricos do seu controle.


Debilitado pela luta, Trico se esforça para resgatar o garoto e voar até sua vila para devolvê-lo. Os nativos resgatam o garoto e Trico vai embora voando. O garoto acredita que Trico não sobreviveria muito tempo com tantos ferimentos, mas é revelado que anos mais tarde ele está vivo no Ninho com outros de sua espécie ao seu lado.

Personagens


Trilha sonora

A trilha sonora de The Last Guardian foi composta, orquestrada e co-produzida por Takeshi Furukawa, realizada com a participação da London Symphony Orchestra, Trinity Boys Choir e London Voices in Lyndhurst Hall. Ela foi lançada em dezembro de 2016 e conta com 24 faixas.

Leia mais sobre a trilha sonora de The Last Guardian »

Crítica

O jogo foi bem recebido pela crítica especializada, com uma média de 8.2 no Metacritic. Ele também recebeu alguns prêmios e nomeações desde o seu lançamento.

Veja a lista de prêmios e nomeações »

Mais visitadas

Colossi

Valus

Malus