Shadow of the Colossus (PS2)


"Algumas montanhas são escaladas, outras são mortas"

Shadow of the Colossus é o segundo jogo da Team Ico, lançado para PS2 no dia 18 de outubro de 2005. O jogo é um sucessor espiritual de Ico, o primeiro jogo da equipe, mas possui mecânicas e conceitos muito diferentes.

História


O jogo começa com um jovem chegando a uma terra misteriosa conhecida como Forbidden Lands. Seu nome é Wander e ele traz consigo o corpo de uma jovem, chamada Mono, que foi morta por ter um destino amaldiçoado. As lendas dizem que nas Forbidden Lands os mortos podem ser ressuscitados, mas ir até lá é estritamente proibido.

Ao chegar ele conhece Dormin, uma entidade poderosa e antiga que está aprisionada. Wander pede pela vida da Mono de volta e Dormin diz que é possível, desde que ele destrua 16 criaturas gigantes que habitam ali, os colossos.


Dormin também diz que o preço a ser pago será alto, mas Wander aceita a missão e começa a matar os colossos. No final de cada batalha uma substância negra sai do colosso morto e entra em Wander, deteriorando gradativamente sua aparência.

Durante o jogo descobrimos que existe um grupo que seguiu Wander até as Forbidden Lands. Esse grupo - Liderado pelo xamã Lord Emon - tem como missão impedir que os colossos sejam mortos, pois assim que isso acontecer Dormin será liberto de sua prisão.


Mas o grupo chega tarde demais, logo após Wander matar o último colosso. Wander reaparece enquanto eles estão no templo e, diante do estado em que ele se encontra, Emon ordena que um dos seus soldados mate Wander. Isso não funciona, pois logo depois Dormin toma conta do corpo de Wander, transformando-se numa grande figura de sombras. Emon e seus soldados fogem e lançam um novo ritual sobre o templo, aprisionando Dormin mais uma vez e libertando Wander do seu poder, transformando-o em um bebê com chifres.

O grupo de Emon vai embora enquanto a ponte de entrada das Forbidden Lands desmorona. Mono é de fato ressuscitada e encontra Wander, subindo com ele para o jardim secreto.

Personagens


Trilha sonora

"Roar of the Earth", a trilha sonora do jogo, foi composta por Kō Ōtani e lançada em dezembro de 2005. Ela conta com 42 faixas e foi nomeada a melhor trilha sonora do ano pela revista Electronic Gaming Monthly.

Leia mais sobre Roar of the Earth »

Crítica

O jogo foi aclamado pela maioria da crítica especializada, com uma média de 9.1 no Metacritic. Ele também recebeu diversos prêmios e nomeações ao longo dos anos.

Veja a lista de prêmios e nomeações »

Outras versões


HD Collection - Shadow of the Colossus e Ico receberam uma remasterização em HD para o PS3, com suporte a troféus e 3D.

Leia mais sobre a HD Collection »


Remake - O jogo está sendo totalmente refeito para PS4 e tem lançamento previsto para 2018.

Leia mais sobre o remake »

Mais visitadas

Colossi

Valus

Quadratus