ICO (PS2)


"Um garoto amaldiçoado, preso em um local de sombras.
Uma jovem garota, consumida por tristeza e solidão"

ICO é o primeiro jogo da equipe que seria conhecida posteriormente como "Team ICO". O jogo foi lançado no dia 30 de setembro de 2001 para PS2.

História


Ico é uma criança que nasceu com uma característica peculiar: chifres. Essa característica faz com que ele seja considerado uma maldição e, por isso, ele é capturado e levado para morrer em um castelo construído em rochedos acima do mar.

Ele é preso em uma espécie de caixão ainda vivo, mas algo inesperado acontece. Um terremoto estremece o local, derruba o seu caixão e Ico acaba se soltando. Ele fica inconsciente com o impacto e tem um sonho, onde encontra um ser sombrio dentro de uma jaula.


Ao acordar, Ico passa a explorar o castelo e o seu sonho se realiza parcialmente. Ele encontra o mesmo local visto em seu sonho e a mesma jaula, mas ao invés de um ser sombrio ele encontra a princesa Yorda, uma jovem e frágil garota de pele extremamente clara.

Seu destino é tão cruel quanto o de Ico: ela está sendo preparada para servir de recipiente para a alma de sua mãe, a Queen, que está envelhecendo e usará o corpo da princesa para continuar vivendo. Os garotos com chifres são sacrificados para a realização do ritual.


Após libertá-la, Ico e Yorda passam a explorar o castelo juntos. Enquanto Yorda é capaz de abrir postas mágicas, Ico abre outros tipos de caminhos e derrota inimigos enviados pela Queen. Eles chegam no portão do castelo e ele está aberto, mas antes de atravessá-lo ele se fecha e a Queen aparece para ameaçá-los.

Eles encontram uma forma de abrir o portão e saem do castelo, mas a Queen aparece novamente para impedi-los, dessa vez petrificando Yorda e derrubando Ico para a morte.


Mas por um milagre Ico sobrevive, e então retorna ao castelo para salvar Yorda. Ele encontra uma espada poderosa que abre as portas que, anteriormente, apenas Yorda conseguia abrir, e assim chega na sala do trono da Queen. Após uma batalha ele a destrói com o poder da espada, mas é jogado contra uma parede no processo, quebrando os chifres e ficando inconsciente.

Yorda, livre da petrificação, mas agora transformada em um ser sombrio, encontra Ico e o coloca em um barco, enviando-o para longe do castelo, que agora está desmoronando. Depois de certo tempo navegando, Ico acaba chegando em uma pequena praia, onde ele encontra Yorda novamente.

Personagens


Trilha sonora

"ICO ~Melody in the Mist~", a trilha sonora do jogo, tem 16 faixas e foi composta por Michiru Ōshima e Pentagon. Foi lançada em fevereiro de 2002.

Leia mais sobre ICO ~Melody in the Mist~ »

Crítica

ICO não foi um sucesso de vendas, entre 2001 e 2009 ele vendeu 700 mil cópias no mundo todo. Apesar disso, ele foi aclamado pela crítica especializada, com uma média de 9.0 no Metacritic. Ele também recebeu diversos prêmios e nomeações ao longo dos anos.

Veja a lista de prêmios e nomeações »

Outras versões


HD Collection - ICO e Shadow of the Colossus receberam uma remasterização em HD para o PS3, com suporte a troféus e 3D.

Leia mais sobre a HD Collection »

Mais visitadas

Colossi

Valus

Phalanx