Valus
"Raise thy sword by the light...
and head to the place where the sword's light gathers...
there, thou shalt find the colossi thou art to defeat."
and head to the place where the sword's light gathers...
there, thou shalt find the colossi thou art to defeat."
Posição: Primeiro colosso
Tipo: Bípede
Apelido de produção: Minotaur A
Localização: F5
Altura: 21,3m
Pontos fracos: Cabeça e braço direito (hard)
Time Attack: 2:30 (normal) | 2:50 (hard)
Tipo: Bípede
Apelido de produção: Minotaur A
Localização: F5
Altura: 21,3m
Pontos fracos: Cabeça e braço direito (hard)
Time Attack: 2:30 (normal) | 2:50 (hard)
Aparência
Valus é o primeiro colosso de Shadow of the Colossus. É o menor entre os colossos bípedes e também o quarto menor colosso do jogo. Sua aparência é fortemente influenciada pelo minotauro da mitologia grega, com corpo humanóide e características de touro, como a cabeça, os chifres e as patas. Seus sons também se assemelham a mugidos.
O pelo cobre seus ombros, costas e peito, além da parte de trás da perna esquerda e de uma parte do braço direito. Já a armadura cobre boa parte das pernas e alguns locais dos ombros e braços. Nas suas costas vemos uma formação peculiar de estruturas, três plataformas retas com espinhos nas beiradas. Embora seu propósito seja obviamente de auxílio no gameplay, os colossos são feitos de rochas e pedaços de arquitetura, portanto a formação de uma estrutura desse tipo é plausível.
O pelo cobre seus ombros, costas e peito, além da parte de trás da perna esquerda e de uma parte do braço direito. Já a armadura cobre boa parte das pernas e alguns locais dos ombros e braços. Nas suas costas vemos uma formação peculiar de estruturas, três plataformas retas com espinhos nas beiradas. Embora seu propósito seja obviamente de auxílio no gameplay, os colossos são feitos de rochas e pedaços de arquitetura, portanto a formação de uma estrutura desse tipo é plausível.
Comportamento
Valus é considerado ignorante. Ele não nota a presença de Wander até que ele esteja muito perto, ou chame sua atenção com assovios ou flechas. Só então ele passa a atacá-lo.
Ele ataca com pisões e com sua clava, a qual carrega por toda a batalha. Ele tem um bom alcance, mas seus ataques são lentos e previsíveis.
Ele ataca com pisões e com sua clava, a qual carrega por toda a batalha. Ele tem um bom alcance, mas seus ataques são lentos e previsíveis.
Localização
Em uma linha reta para o sul, partindo da Shrine of Worship, Valus está em uma pequena área acima de uma encosta. É uma área plana cercada por montanhas maiores. É bem seca, com pouca vegetação e poeira no ar, principalmente com os passos de Valus.
A principal construção humana é uma pequena torre com alguns andares no canto da arena, quase soterrada na parede da montanha. A encosta que dá acesso à arena parece uma antiga entrada para o local, mas que sofreu a passagem do tempo e que agora precisa ser escalada.
A principal construção humana é uma pequena torre com alguns andares no canto da arena, quase soterrada na parede da montanha. A encosta que dá acesso à arena parece uma antiga entrada para o local, mas que sofreu a passagem do tempo e que agora precisa ser escalada.
Desenvolvimento
A criação de Valus vem desde o começo da criação do jogo em si. Visualmente ele sofreu poucas alterações, mas sua estratégia mudou bastante.
Leia mais sobre o desenvolvimento de Valus »
Leia mais sobre o desenvolvimento de Valus »
Música
Sign of the Colossus - Quando nos aproximamos da arena.
Grotesque Figures - Quando Valus nota a presença de Wander.
The Opened Way - Toda a escalada após ferir sua perna.
Grotesque Figures - Quando Valus nota a presença de Wander.
The Opened Way - Toda a escalada após ferir sua perna.
Curiosidades
• É o colosso favorito de Fumito Ueda. Segundo ele, Valus foi um importante gancho para a produção do jogo e precisou de muito esforço para ser criado.
• É o único colosso com alguma vida selvagem ao seu redor: as águias que sobrevoam a arena.
• Ele está na capa do jogo em todas as versões. Também está na capa da trilha sonora.
• Valus e Malus são os únicos colossos que não recebem uma descrição de Dormin. No caso de Valus ele apenas fala sobre como achar o colosso.
• É o único colosso com alguma vida selvagem ao seu redor: as águias que sobrevoam a arena.
• Ele está na capa do jogo em todas as versões. Também está na capa da trilha sonora.
• Valus e Malus são os únicos colossos que não recebem uma descrição de Dormin. No caso de Valus ele apenas fala sobre como achar o colosso.